CABMMA
O MMA (Mixed Martial Arts; tradução: Artes Marciais Mistas) é constantemente divulgado como o esporte que mais cresce no mundo. Com popularidade crescente e um número cada vez maior de eventos no Brasil, surgiu a necessidade de se criar uma entidade responsável por regulamentar, supervisionar, aconselhar, dirigir e promover a prática e o ensino do MMA no Brasil. E assim nasceu a Comissão Atlética Brasileira de MMA (CABMMA).
A Comissão Atlética Brasileira de MMA, ou CABMMA, é uma instituição neutra e sem fins lucrativos, fundada com o intuito de cuidar, principalmente, da segurança e da integridade física dos atletas, tendo como foco o crescimento seguro e organizado do esporte no Brasil.
A CABMMA segue o modelo de conduta estabelecido pela Federação Internacional de MMA (IMMAF), fundada na Suécia, e adota as regras da ABC (Association of Boxing Commissions) como diretriz.
A área médica da CABMMA foi fundada pelo renomado Dr. Márcio Tannure, um dos precursores da medicina de combate no Brasil. Teve durante seus primeiros anos a ajuda singular do Dr. Flavio Cruz, ortopedista e médico do esporte, o qual foi responsável também pela Comissão Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA), e que hoje atua fora do país.
Na sequência (entre 2016 e 2018) a direção médica da CABMMA coube ao Dr. Rodrigo Berlink, cuja marca registrada foram os avanços na área de normatização dos protocolos de segurança e o estreitamento das relações da CABMMA com a Association of Ringside Physicians (principal associação reguladora do esportes de combate nos EUA). Atualmente a área médica da CABMMA é dirigida pelo Dr. Paolo Souto Maior (neurocirurgião), e composta pelos médicos Dr. Gustavo Dutra, Dr. Victor Titonelli e Dr. Sebastião Carlos na sua regional sudeste, contando ainda com os doutores Fabio Costa, Daniel Carvalho e Marcelo Brito nas regionais Nordeste, Sul e Norte, respectivamente.
Estes profissionais têm como responsabilidade trabalhar para garantir a segurança no esporte, em todas as suas diversas etapas. Assim, além da parte operacional direta atuando no octagon, eles promovem também pesquisas e cursos de formação e atualização.
São atribuições da área médica:
– A checagem das fichas de exames que atestam as condições gerais de saúde dos atletas;
– O acompanhamento da pesagem dos atletas;
– O acompanhamento dos combates, intervindo em sua continuidade caso seja identificado risco iminente à preservação da integridade física do atleta;
– A realização da inspeção médica imediata após cada combate.
– A aplicação das suspensões pós luta.
Hoje o Dr. Rodrigo Berlink exerce a função de consultor científico da CABMMA e seu papel é aprofundar a discussão e os estudos sobre os diversos aspectos médicos relacionados aos esportes de combate.
ABAIXO OS EXAMES MÉDICOS EXIGIDOS PELA CABMMA PARA ATLETAS LICENCIADOS NO DE 2019:
1) SANGUE: HEPATITE B (HBSAG), HEPATITE C (ANTI-HCV) E HIV – (VALIDADE 30 DIAS)
2) HEMOGRAMA COMPLETO (VALIDADE ATÉ 31 DE DEZEMBRO DO ANO VIGENTE)
3) RESSONÂNCIA MAGNÉTICA DE CRÂNIO – RM (VALIDADE 3 ANOS)
4) ANGIORESSONÂNCIA ARTERIAL DE CRÂNIO – RMA (VALIDADE 3 ANOS)
5) EXAME FÍSICO (VALIDADE ATÉ 31 DE DEZEMBRO DO ANO VIGENTE) – BAIXAR FORMULÁRIO FÍSICO (PDF)
6) OFTALMOLÓGICO (VALIDADE ATÉ 31 DE DEZEMBRO DO ANO VIGENTE) – BAIXAR FORMULÁRIO OFTAMOLÓGICO (PDF)
EXAME ADICIONAL PARA ATLETAS FEMININAS:
7) TESTE DE GRAVIDEZ (SANGUE – BETA-HCG) – DEVE SER REALIZADO FALTANDO PELO MENOS UMA SEMANA PARA O COMBATE
EXAMES ADICIONAIS PARA ATLETAS NASCIDOS EM 1983 OU ANTES DESTE ANO:
8) ELETROCARDIOGRAMA COM LAUDO (VALIDADE 1 ANO)
9) EXAME DE URINA – EAS (VALIDADE 1 ANO)
10) RADIOGRAFIA DE TÓRAX COM LAUDO (VALIDADE 3 ANOS)